Com demanda no setor de tecnologia, projeto no DF oferece cursos gratuitos de robótica, programação e web design

Dados revelam mais vagas do que a quantidade de mão de obra qualificada. Para inserir pessoas no mercado, aulas do Qualificatech ocorrerão em Planaltina, Sobradinho e Arapoanga, com inscrições pelo Sympla


Em meio a uma demanda global de mão de obra no setor de tecnologia, o Distrito Federal ganhará profissionais mais capacitados em breve nas áreas de robótica, programação e web design. Isso porque, a partir de agosto, o projeto Qualificatech oferecerá cursos gratuitos dessas áreas em três regiões administrativas: Planaltina, Sobradinho e Arapoanga, nesta ordem. Ao todo, cada RA terá 120 vagas, divididas entre os três cursos.

Com objetivo de capacitar os alunos no desenvolvimento de habilidades modernas e em conhecimentos práticos, a iniciativa tem realização do Instituto Eleva, com apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal. Cada curso terá carga horária de 40 horas, somando 480 horas de aula.

Demanda até 2025

Uma pesquisa a nível global realizada pela Gi Group Holding revelou que mesmo a grande demanda no mercado de tecnologia, quase 45% das empresas têm enfrentado dificuldade para preencher as vagas, por falta de qualificação dos trabalhadores. Só no Brasil, segundo o estudo, somente 10,9% das empresas relataram que não sofrem com essa dificuldade.

De 2021 a 2025, a Brasscom prevê cerca de 800 mil vagas no setor de TI no país, mas mesmo com a quantidade anual de profissionais formados na área, estimada em 53 mil, ainda deve haver uma lacuna de mais de 550 mil vagas. Até lá, o Distrito Federal deve ter uma demanda de 20,8 mil profissionais de TI qualificados, de acordo com o Mapa do Trabalho Industrial, feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

“Atualmente, grande parte das empresas depende da tecnologia e precisa cada vez mais de profissionais qualificados nessas áreas. Por isso, com o QUALIFICATECH!, estamos proporcionando a chance de transformar o futuro dos jovens e de toda a população interessada do DF para uma demanda que é do presente”, comenta Stella di Domenico, presidente do Instituto Eleva.

Inscrições para o Qualifitech

Pessoas a partir dos 14 anos podem se inscrever, com menores de idade participando mediante autorização dos pais ou responsáveis. As inscrições estão abertas pelo Sympla até 19 de agosto, quando começam as aulas em Planaltina, seguindo até 13 de outubro. Depois, é a vez de Sobradinho, entre 19 e 27 de setembro. Em Arapoanga, serão de 7 a 18 de outubro.

A seleção dos alunos, vale destacar, será por ordem de inscrição, com prioridade para pessoas com deficiência. Se o número de inscritos ultrapassar a quantidade de vagas, uma lista de espera será criada.

Serviço:
Qualificatech - cursos de Robótica, Programação e Web Design
Locais das aulas:
  • Planaltina - 18 a 30 de agosto
  • Sobradinho - 16 a 27 de setembro
  • Arapoanga - 8 a 18 de outubro
Inscrições: gratuitas, via Sympla
Mais informações: df.qualificatech (Instagram)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom

نموذج الاتصال