Especialistas também explicam o que cada atividade desenvolve no ambiente escolar
O Dia Nacional da Educação Infantil, celebrado no último domingo (25/08), destaca a importância dos primeiros anos de aprendizado na vida das crianças. Especialistas reforçam que essa fase inicial vai muito além de introduzir os pequenos ao ambiente escolar – é o alicerce de todo o seu desenvolvimento futuro. Afinal, é nesse período que as bases da vida social, emocional e cognitiva começam a se formar, e o papel da escola é fundamental nesse processo.
A coordenadora pedagógica, Michelle Gössling Cardoso, que trabalha com educação infantil, explica que a escola oferece uma variedade de atividades que estimulam o desenvolvimento integral das crianças. “Atividades lúdicas desempenham um papel fundamental no desenvolvimento infantil, incentivando a criatividade, a autonomia e o senso crítico. Brincadeiras, como recortar, desenhar, equilibrar-se e realizar exercícios físicos, são essenciais para estimular tanto a coordenação motora fina quanto a grossa. Essas atividades não apenas promovem habilidades físicas, mas também ajudam as crianças a explorarem o mundo ao seu redor, desenvolverem suas capacidades cognitivas e emocionais, e construírem a autoconfiança necessária para enfrentar novos desafios”, exemplifica.
Embora os conteúdos acadêmicos sejam fundamentais, uma formação integral que desenvolva habilidades como empatia, liderança, resiliência, trabalho em equipe, pensamento crítico e comunicação é um diferencial significativo. A especialista pontua que a educação infantil de qualidade vai além de ensinar letras e números; ela visa o desenvolvimento completo da criança, preparando-a para os desafios futuros. “Ao cultivar essas competências desde cedo, a escola contribui para o crescimento de cidadãos mais conscientes, empáticos e preparados para atuar positivamente na sociedade”, destaca profissional do Colégio Everest Brasília.
Apoiar as crianças nesse início de vida escolar, enfatiza a coordenadora, é essencial que pais e educadores trabalhem em conjunto, criando uma parceria que enfatize a importância da aprendizagem e do desenvolvimento social. Além disso, estimular a curiosidade natural dos pequenos com atividades que promovam a descoberta e o conhecimento é crucial para uma aprendizagem significativa.
Exemplo na prática
Thalita de Camargo Miranda, coordenadora pedagógica da educação infantil do Colégio Everest Asa Norte, aponta que a instituição acredita que uma educação de qualidade na infância abre portas para um futuro repleto de possibilidades. “Nossa abordagem é fundamentada em metodologias ativas, onde as crianças são protagonistas do próprio aprendizado”, afirma. Segundo ela, isso é feito por meio de projetos e atividades práticas, em que os pequenos são incentivados a explorar, experimentar e construir conhecimento de forma dinâmica e significativa.
Miranda ressalta que o atendimento individualizado é um dos pilares do trabalho. “Sabemos que cada criança é única, com seu próprio ritmo e forma de aprender. Por isso, oferecemos um acompanhamento próximo, respeitando as particularidades de cada aluno e criando estratégias personalizadas para que todos possam avançar com confiança. A diferenciação pedagógica permite que cada criança seja atendida em suas necessidades específicas, sejam elas relacionadas ao desenvolvimento acadêmico ou ao suporte emocional”, pondera.
Incentivar as crianças nesse começo de jornada escolar é essencial para que o aprendizado seja sempre uma experiência prazerosa. “Neste Dia Nacional da Educação Infantil, reafirmamos nosso compromisso com uma educação que olha para o presente das crianças, mas sempre pensando no futuro”, pontua. “Queremos que nossos alunos se sintam preparados e motivados para continuar aprendendo ao longo da vida. No Colégio Everest, acreditamos que cada criança tem o potencial de construir um futuro brilhante, e nossa missão é ajudá-las a trilhar esse caminho com segurança, alegria e confiança.”