Documentário Caminhos para casa: MPDFT lança documentário sobre pessoas em situação de rua

Vídeo mostra que ações higienistas e de exclusão social não resolverão o fenômeno. São necessárias políticas inclusivas, transversais e robustas.


Em alusão ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, celebrado em 19 de agosto, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) lança o documentário “Caminhos para casa”. A iniciativa, do Núcleo de Enfrentamento à Discriminação (NED), visa sensibilizar a sociedade, dando protagonismo às pessoas que superaram a situação de rua e destacando a importância dos equipamentos públicos e das equipes que atuam nesse contexto.

A coordenadora do NED, promotora de justiça Polyanna Silvares, diz que a sociedade muitas vezes teme a população em situação de rua e não enxerga essas pessoas como seres humanos com direitos. “Há ainda uma resistência contra os equipamentos públicos que as atendem, com a crença de que removê-las dos espaços urbanos por meio da segurança pública é suficiente para resolver o problema. Existe a ideia equivocada de que a extinção desses serviços faria com que essa população desaparecesse”, comenta.

O NED tem como atribuição fomentar e acompanhar a implementação e a execução das políticas públicas para a conscientização da necessidade de se combater todas as formas de discriminação, entre elas as vivenciadas pela população em situação de rua, bem como no reconhecimento e implementação dos direitos assegurados a esse grupo vulnerável.

O Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua marca o que ficou conhecido como a Chacina da Sé, que ocorreu na cidade de São Paulo. Entre 19 e 22 de agosto de 2004, sete moradores de rua foram brutalmente assassinados e oito ficaram feridos enquanto dormiam. A data é um marco de busca por garantia de direitos das pessoas que vivem nessa situação e um dia para lembrar que elas seguem sendo cidadãs.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom

نموذج الاتصال