Na manhã de terça-feira (06), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), através da 15ª Delegacia de Polícia, deflagrou a Operação Diamond e prendeu em flagrante um homem de 57 anos. Ele foi detido pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e posse de drogas para consumo pessoal.
A operação teve início após uma denúncia anônima, que alertava sobre um indivíduo, residente no setor QNN de Ceilândia, que seria usuário de drogas e possuía uma arma de fogo. Durante a investigação, os agentes identificaram o suspeito como sendo um Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador (CAC), que possuía autorização do Exército para manter uma arma de fogo de uso restrito em sua residência.
Diante das informações coletadas, a autoridade policial solicitou ao Judiciário a expedição de um mandado de busca para apreender a arma de fogo na residência do acusado. O mandado foi deferido e executado na manhã de terça-feira.
No momento da operação, o suspeito estava sozinho no imóvel, que se encontrava praticamente vazio, sem móveis ou eletrodomésticos, cenário típico de locais utilizados por usuários de drogas, segundo a polícia. O indivíduo alegou inicialmente que a arma havia sido roubada, mas, ao ser informado que os policiais fariam buscas em seus veículos, admitiu que a arma estava guardada em um deles. O armamento foi encontrado em um dos carros do suspeito. Além disso, os agentes encontraram dois carregadores de arma de fogo e uma pequena quantidade de cocaína no apartamento.
O homem foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, já que não tinha permissão para manter a arma no veículo, e por posse de drogas para consumo pessoal. Ele afirmou possuir autorização para manter a arma em uma propriedade localizada no Incra, onde residia anteriormente.
Após os procedimentos legais, o suspeito foi conduzido ao cárcere da PCDF. Caso seja condenado, ele poderá enfrentar uma pena de até seis anos de prisão.