Iniciativa fortalece as equipes da Estratégia Saúde da Família no acolhimento inicial de pacientes
Capacitação reforça papel dos agentes comunitários de saúde nas equipes de Estratégia Saúde da Família. Foto: Alexandre Álvares/Agência Saúde-DF |
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) iniciou nesta semana capacitação na área de saúde mental para 280 agentes comunitários de saúde (ACS). Esses profissionais atuam diretamente no atendimento à população como parte das equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), tanto no trabalho casa a casa quanto no acolhimento inicial nas 176 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do DF.
De acordo com a psicóloga Beatriz Montenegro, da Gerência de Apoio à Saúde da Família da SES-DF, capacitar os agentes é fundamental para reforçar o trabalho realizado pelas equipes multiprofissionais. "É importante que eles conheçam mais sobre saúde mental. Às vezes, a identificação de uma situação emocionalmente mais difícil ajuda a criar possibilidades de ação para uma família", explica.
Quem concorda é a agente comunitária de saúde Valdineia Silva de Freitas, servidora há 18 anos e atualmente lotada na UBS 1 da Estrutural. "É muito importante. A demanda é grande na parte de saúde mental", conta. Ela elogia ainda o fato de que a capacitação, com dez horas totais, também inclui aspectos sobre a proteção da saúde mental dos próprios servidores.
Agentes comunitários de saúde têm contato próximo com a população em áreas urbanas e rurais do DF. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF |
Já o agente comunitário de saúde Cleiton da Silva Carvalho, que tomou posse na semana passada e atua na UBS 9 de Samambaia, diz que a capacitação está alinhada às necessidades de quem está em contato com os pacientes. "Vai me ajudar a promover uma saúde melhor da população", afirma.
Para mais informações, contate-nos pelo e-mail: entrevista.saudedf@saude.df.gov.br
Secretaria de Saúde do Distrito Federal | Assessoria de Comunicação