Companhia montará 20 pontos fixos de distribuição na Esplanada dos Ministérios e ainda fornecerá gratuitamente copinhos com água
A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) vai disponibilizar 32.500 litros de água potável ao público que comparecer ao desfile de 7 de Setembro, que acontece neste sábado na Esplanada dos Ministérios. Para levar água saudável, gelada e de graça a mais de 50 mil pessoas que ficarão expostas a um sol escaldante com temperatura que pode chegar a 32°, a Caesb montou uma estrutura de distribuição que abrangerá desde a área tradicional do desfile, na zona dos Ministérios, até a nova área de expansão do percurso do evento, próximo ao Teatro Nacional.
A Caesb atenderá ao público em 20 pontos instalados no gramado central da Esplanada dos Ministérios e próximos às arquibancadas da Via N1. Nessas áreas estarão um caminhão-pipa com 5 mil litros de água; sete camionetes adaptadas com caixas d’água, sendo quatro unidades móveis com 5 mil litros cada e três com 500 litros cada. O público ainda será atendido com 2 mil copinhos de água envasada pela Caesb.
Para atender aos policiais que trabalharão no evento, a companhia instalará um ponto fixo na Cidade da Segurança, ao lado do Museu da República, que terá uma caixa d’água de 500 litros. Já os militares e estudantes que irão desfilar serão atendidos por unidades móveis com água potável na concentração e na dispersão.
A Caesb recomenda que quem for ver o desfile leve sua própria garrafa, que poderá ser abastecida várias vezes nos pontos de distribuição. Mas lembra que a segurança do evento não deixará passar pela vistoria recipientes de vidro ou metálico. A melhor opção, segundo a companhia, são garrafas de material reciclável e reutilizáveis.
O desfile de 7 de Setembro é mais um grande evento público que conta com o apoio da Caesb para matar a sede do público. Nos últimos 12 meses, a companhia participou de eventos religiosos, cívicos, esportivos e culturais, distribuindo 470 mil litros de água para um público estimado em 1 milhão e 700 mil pessoas. Dessa forma, a Caesb já está cumprindo a recente portaria do Ministério da Justiça, que determina a distribuição gratuita de água potável em grandes eventos.
Crédito da foto: Cristiano Carvalho (Caesb)
Assessoria de Comunicação - CAESB