Caesb marca presença no 2º Encontro Nacional de Ouvidores de Saneamento

Evento reuniu profissionais de atendimento ao cliente


O 2º Encontro Nacional de Ouvidores de Saneamento, realizado em Fortaleza (CE), reuniu 200 profissionais de atendimento ao cliente para debater temas como tecnologia, regulação e proteção de dados no relacionamento com o cliente. Organizado pela Câmara Técnica de Ouvidoria da Aesbe, com o apoio da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), o evento realizado em 12 e 13 de setembro foi uma oportunidade valiosa para a troca de experiências e boas práticas no atendimento ao público.

O tema central do Encontro foi “Ouvidoria 4.0”, em que os participantes debateram os impactos da inteligência artificial nas ouvidorias e as novas exigências regulatórias. “As discussões sobre transparência e o papel das ouvidorias no fortalecimento da relação com os cidadãos são cada vez mais necessárias para impulsionar a atuação do setor de saneamento”, explicou o coordenador do encontro, Eduardo Romualdo Soares, ouvidor da Caesb.

Também foram abordados os desafios e as práticas de conformidade para o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), de maneira a garantir a privacidade e a segurança dos dados dos clientes das empresas de saneamento.


Técnicos envolvidos direta e indiretamente no atendimento aos clientes de empresas de saneamento básico de vários estados e municípios assistiram a apresentações dos representantes de órgãos como a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Agência Reguladora de águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa), Banco do Brasil, dentre outros. A palestra de abertura ficou a cargo da Ouvidora Geral da União, Ariana Frances Carvalho de Souza, sobre “Universalização também é assunto de Ouvidoria'”.

Ao longo do Encontro, o ouvidor da Caesb Eduardo Soares reforçou o papel de destaque da empresa na prestação de serviços aos clientes: “A Companhia pôde mostrar seu compromisso com a excelência no atendimento ao cliente ao compartilhar as melhores práticas desenvolvidas pelas diversas áreas, além de incorporar novos conhecimentos que podem transformar a maneira como atendemos nossos clientes”, finalizou.

Crédito das fotos: Divulgação Caesb
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