A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) intensificou as ações de combate ao crime no último fim de semana, resultando na apreensão de 25 armas de fogo e mais de 200 munições, além de diversos apetrechos para a fabricação de armas artesanais. As operações, realizadas tanto no DF quanto em cidades do entorno, contribuíram para a redução dos índices de violência, que atingiram, em 2024, o menor número de homicídios consumados dos últimos 25 anos.
Uma das principais estratégias da PMDF no combate à criminalidade tem sido a retirada de armas ilegais das ruas, visto que elas estão diretamente ligadas aos crimes contra a vida e contra o patrimônio. As apreensões realizadas no fim de semana destacam a importância desse trabalho.
Operação em São Sebastião: maior apreensão do fim de semana
A maior apreensão ocorreu na noite de domingo (8) em São Sebastião. Por volta das 20h30, o Grupo Tático Operacional do 21º Batalhão (Gtop 41) interceptou um arsenal de 11 armas de fabricação artesanal, um revólver calibre .32 e 41 munições, além de material utilizado na confecção de armas artesanais. Dois adolescentes e um homem foram detidos durante a operação e encaminhados à delegacia.
Ainda na mesma região, uma equipe do Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPRv) apreendeu uma pistola calibre .380 com 39 cartuchos de munição. A ação ocorreu às 22h20, durante uma abordagem a uma caminhonete Hilux. O motorista foi preso e levado à 30ª Delegacia de Polícia.
Cidade Ocidental e Sobradinho: ações baseadas em denúncias
No entorno do Distrito Federal, em Cidade Ocidental, uma operação da Rotam resultou na prisão de um homem em posse de uma pistola calibre .380, um revólver calibre .38 e 24 munições. A ação, ocorrida por volta das 18h, foi desencadeada após uma denúncia anônima, reforçando o papel da participação popular no combate ao crime.
Em Sobradinho, a atuação da PMDF foi decisiva para evitar um possível confronto armado entre vizinhos. Após a denúncia de uma briga em um condomínio, policiais do Gtop 33 apreenderam uma pistola calibre 9mm e um revólver calibre .38. As armas estavam no interior de um veículo e o suspeito foi conduzido à 35ª DP.
Outras apreensões pelo DF
Em Samambaia, Cidade Estrutural, Planaltina, Brazlândia, Taguatinga e Gama, outras apreensões reforçaram o cerco contra o crime. Em Samambaia, por volta das 19h30, um homem foi detido com um revólver calibre .38 durante uma abordagem a um veículo suspeito. Já na Cidade Estrutural, um adolescente foi apreendido portando uma arma calibre 12, após tentar fugir de uma equipe policial que patrulhava a região.
Na sexta-feira (6), quatro armas foram apreendidas em operações distintas realizadas em Planaltina, Brazlândia, Taguatinga e Gama. Nesta última cidade, a PMDF prendeu um homem acusado de latrocínio contra um delegado da Polícia Civil do DF.
Redução de homicídios e segurança pública
O êxito das operações da PMDF reflete um cenário de queda nos crimes violentos em 2024. A retirada de armas ilegais das ruas tem sido um dos pilares para alcançar o menor número de homicídios dos últimos 25 anos. A PMDF reafirma seu compromisso em oferecer um serviço de excelência e seguir atuando de forma preventiva e repressiva para garantir a segurança da população do Distrito Federal.
"Estamos empenhados em intensificar nossas ações, retirando armas e criminosos das ruas, para manter a redução dos índices de violência que temos alcançado", afirmou um representante da corporação.
As operações continuarão nos próximos dias, com foco em áreas de maior risco, garantindo mais tranquilidade e segurança para os cidadãos do Distrito Federal e entorno.