Samu esteve no desfile com uma equipe de 30 profissionais preparados para atender emergências
Alta nas coberturas vacinais foi um dos eixos temáticos do desfile de sete de setembro. Foto - Jhonatan Cantarelle, da Agência Saúde-DF. |
No tradicional desfile de 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, a Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) marcou presença com cerca de 30 profissionais de saúde do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) garantindo apoio à prevenção de incidentes e oferecendo resposta rápida em casos de emergência ou de múltiplas vítimas.
Desde as primeiras horas da manhã, equipes do Samu, compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores, permaneceram de prontidão na Esplanada dos Ministérios. Com um posto de atendimento, duas motolâncias, oito ambulâncias (uma de Suporte Avançado, duas de Suporte Básico e duas de Intervenção Rápida) e um Posto Móvel de Regulação, as equipes estavam preparadas para atender qualquer eventualidade.
De acordo com o diretor do Samu-DF, Victor Arimatea, o desfile transcorreu de forma tranquila, com três pessoas atendidas na tenda. “A atuação da equipe garante suporte imediato aos pacientes, uma demanda comum em todos os grandes eventos, e permite resolver a maioria dos casos dentro da própria estrutura instalada no local”, destacou Arimatea.
Carmen Charchar teve pólio com quatro anos e se emocionou com a participação do Zé Gotinha no desfile. Foto - Jhonatan Cantarelle, da Agência Saúde-DF. |
Vacinação em destaque
A celebração da Independência foi organizada em Três Eixos, o primeiro prestou homenagem aos profissionais que atuaram no apoio e socorro às vítimas no Rio Grande do Sul, enquanto o segundo tratou da participação do Brasil como sede do G20. E o terceiro deles focado em Saúde, destacou a importância da recuperação das altas coberturas vacinais no país e a ampliação dos serviços de atendimento, como a retomada do programa Mais Médicos. O icônico mascote do Sistema Único de Saúde (SUS), Zé Gotinha, participou do desfile ao lado de médicos no caminhão do Corpo de Bombeiros, representando o Movimento Nacional pela Vacinação.
Como resultado desse empenho, Brasília se tornou uma das capitais que mais avançou na imunização infantil. A cobertura vacinal contra a poliomielite oral bivalente alcançou 82,72%, enquanto a primeira dose da tríplice viral atingiu 96,25%, e o primeiro reforço contra a Meningocócica C superou 111%, incluindo a vacinação de crianças do Entorno do Distrito Federal.
Moradora de Brasília, Carmen Para assistiu ao desfile e destacou sua emoção ao ver o Zé Gotinha na Parada Cívica. “O desfile foi lindo! Eu amo muito o Zé Gotinha. Tive Pólio com quatro anos e fiquei muito orgulhosa com o desfile. Vamos vacinar nossas crianças contra Poliomielite pessoal ”, incentivou.
O desfile também contou com a presença de atletas que representaram o Brasil nos Jogos Olímpicos.