Campanha antirrábica: mais de 112 mil animais foram vacinados contra a raiva no DF

Postos fixos continuam funcionando com ações que buscam ampliar adesão de tutores

Ao longo de setembro, Secretaria de Saúde realizou campanha de vacinação antirrábica com equipes em mais de 500 locais do DF. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

De janeiro a setembro, mais de 112 mil cães e gatos foram imunizados contra a raiva [link: https://www.saude.df.gov.br/raiva] no Distrito Federal. A doença, que pode ser transmitida para humanos por meio de mordidas, arranhões e lambidas de animais infectados, possui letalidade próxima a cem por cento. Com o objetivo de manter a enfermidade sob controle, a Secretaria de Saúde (SES-DF) realizou, ao longo de setembro, uma intensa campanha de vacinação antirrábica, com equipes em mais de 500 locais.

O subsecretário de Vigilância à Saúde da SES-DF, Fabiano dos Anjos Martins, afirma que são disponibilizados postos de vacinação em vários locais do DF: “Temos levado o serviço a locais públicos de forma rotineira, inclusive aos sábados, para aumentar a adesão dos tutores de animais. Precisamos manter o DF livre da raiva, por isso é tão importante que a população leve seus pets para a vacinação anual”.

Mesmo após a campanha, o imunizante contra a raiva continua sendo aplicado gratuitamente ao longo de todo o ano, nos 15 Núcleos Regionais de Vigilância Ambiental em Saúde (Nuval) [link: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.saude.df.gov.br/documents/37101/78219/ListaDIVAL-nucleos.pdf/2e72cc14-7ae9-3b52-2740-4a12762d2ba4?t=1648562098956]. Em alguns núcleos, a vacina está disponível inclusive aos sábados. Clique e confira a lista de postos disponíveis. [link: https://www.saude.df.gov.br/vacinacao-antirrabica]

A médica veterinária da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, Marcelle Farias, explica que as vacinas aplicadas em cães e gatos são seguras e passam por avaliação técnica. “A dose é a mesma para as duas espécies, independentemente do porte ou do peso do animal”, ressalta.

Mesmo após a campanha, imunizante contra a raiva continua sendo aplicado gratuitamente ao longo de todo o ano. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

Sobre a raiva

A raiva é uma doença grave que atinge animais e humanos. O vírus se multiplica no local da lesão e migra para o sistema nervoso central, podendo causar encefalite aguda, que é fatal em quase todos os casos.

No mundo, estima-se que cerca de 60 mil pessoas morram anualmente devido à raiva, sendo crianças 40% dessas vítimas. A eliminação da raiva humana é possível, mas depende da vacinação em massa de cães e gatos domésticos, além de evitar o contato com animais silvestres.

O que fazer?

Em caso de mordida ou arranhão por animal suspeito, é fundamental lavar imediatamente o ferimento com água e sabão e procurar os serviços de saúde. Não existe tratamento específico para a raiva após o início dos sintomas, mas há um protocolo de prevenção pós-exposição que deve ser seguido rigorosamente.

Para mais informações sobre a doença e o protocolo pós-exposição, acesse o site da SES-DF [link: https://www.saude.df.gov.br/raiva], no qual é possível consultar também a lista de postos de vacinação para cães e gatos, bem como os horários de funcionamento.

Para mais informações, contate-nos pelo e-mail: entrevista.saudedf@saude.df.gov.br
Secretaria de Saúde do Distrito Federal | Assessoria de Comunicação
Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom

نموذج الاتصال