Lavanderias self-service ganham espaço em postos de combustível

Com mais de 500 unidades em operação, Lavô possui mais de 200 operações nesses locais


Nos últimos anos, os serviços de conveniência têm passado por uma significativa mudança. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de Serviços e Outros Negócios registrou alta de 25,3%, e, nesse crescimento, 11,7% devem-se aos negócios de proximidade como mercados autônomos, postos de combustível e lavanderias self-service. Os conhecidos locais de abastecimento de veículos vêm se tornando uma extensão de negócios que oferecem os mais variados serviços. Essa demanda traz aos investidores um novo olhar sobre esses lugares e a mudança do comportamento do consumidor funciona como um incentivo para novas estratégias de negócios. Muito utilizadas na Europa e nos Estados Unidos, as lavanderias self-service vêm se popularizando no Brasil e, para os donos de postos, funciona como um atrativo que incide diretamente nos lucros. A Lavô, maior rede de lavanderias self-service do país, aposta nessa estratégia como parte de seu plano de expansão e atualmente possui mais de 200 unidades nesses locais.

A ideia desse serviço é que clientes lavem e sequem suas roupas de forma automatizada, sem a necessidade de auxílio de funcionários. O serviço é pago pelo consumidor em máquinas e, após a escolha do ciclo de lavagem, é só aguardar. “O ritmo acelerado de vida das pessoas, principalmente nas grandes cidades, faz com que busquem eficácia e agilidade em tudo, e lavar roupa não seria diferente. As lavanderias self-service tornam-se uma alternativa prática e barata. Quando instaladas nesses lugares, também oferecem a conveniência para o cliente em deixar as roupas nas máquinas enquanto realizam outras tarefas, como abastecer veículos, tomar um café ou até mesmo realizar pequenas compras”, explica o CEO da Lavô, Angelo Max Donaton.

A rede, que conta com mais de mil unidades comercializadas e mais de 500 em operação, aposta nessas localidades como uma de suas principais estratégias. “Entendemos a importância dos postos de gasolina e como esses espaços tendem a crescer como tendência de negócio. Oferecer múltiplos serviços e soluções rápidas vai de encontro ao objetivo da rede em democratizar e simplificar o processo, melhorando a experiência do cliente e otimizando sua gestão de tempo e dinheiro”, completa Angelo.

O fenômeno da economia compartilhada oferece também uma série de benefícios para os investidores. “A fonte de receita adicional gerada pela procura por serviços como cafés, lojas de conveniência e lavanderias é considerável. Além disso, há a diversificação do público, já que as lavanderias, por exemplo, chamam atenção de quem vive em pequenos apartamentos ao redor dos postos e começam a frequentá-lo com essa intenção de uso. Esses clientes geralmente aproveitam o tempo de espera para alguma atividade e isso faz crescer a circulação no local, aumentando também o ticket médio de vendas”, destaca o CEO.

Sobre a Lavô
A Lavô é a maior franquia de lavanderias self-service do Brasil. Inaugurada em 2018, entrou para o franchising em 2020 e já conta com mais de 500 unidades pelo Brasil. Com a missão de democratizar e simplificar o serviço, a franquia dispensa funcionários e pode ser gerenciada à distância, através do sistema online. Saiba mais aqui.
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