“Quando assumimos em 2019 faltava muita coisa nesta região. Ao longo desse período, temos proporcionado toda a infraestrutura à cidade e vamos prosseguir agora nesse terreno com a construção do centro olímpico”, disse o governador Ibaneis Rocha, nesta sexta (18), ao autorizar o início das obras do COP do Paranoá | Fotos: Renato Alves/Agência Brasília |
Nesta sexta-feira (18), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, autorizou a construção do 13º Centro Olímpico e Paralímpico (COP) do DF, que será localizado no Paranoá. A obra, que terá um investimento de mais de R$ 2,5 milhões, tem como objetivo proporcionar acesso gratuito ao esporte para até cinco mil alunos por dia, incluindo crianças, jovens e adultos, com foco em diversas modalidades esportivas. O novo COP será erguido na Quadra 25, oferecendo uma nova alternativa de lazer e formação esportiva para a população da região.
A construção faz parte de um conjunto de ações do Governo do Distrito Federal (GDF) para melhorar a infraestrutura do Paranoá. “Quando assumimos em 2019, faltava muita coisa nesta região. Fizeram uma expansão aqui na cidade, com o Paranoá Parque, e não havia equipamentos públicos. Não tinha escola, nem posto de saúde que pudesse atender a comunidade”, destacou o governador Ibaneis Rocha. Ao longo de seu governo, foram implementados diversos projetos na área, incluindo a construção de uma unidade básica de saúde (UBS 3) e de um campo de grama sintética no Paranoá Parque.
A primeira fase da obra será conduzida pela Secretaria de Esporte e Lazer do DF (SEL-DF) e incluirá a construção de uma guarita, estacionamento, área administrativa e um campo de grama sintética. A construção gerará 40 empregos e será realizada em uma área estratégica da cidade, com foco em atender crianças, adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade.
O secretário de Esporte e Lazer do DF, Renato Junqueira, ressaltou a importância do projeto para a comunidade. “O COP será erguido em um ponto estratégico onde temos crianças, adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade. Sabemos o quanto o centro olímpico agrega valor na vida das pessoas”, afirmou. Ele também destacou como o projeto contribui para a segurança e a saúde pública. “Assim, ajudamos a Secretaria de Segurança Pública na redução do índice de violência e também a Secretaria de Saúde, porque diminuímos as filas nas unidades de saúde, tendo em vista que esses alunos serão mais ativos com práticas esportivas.”
Além do Centro Olímpico, o governador anunciou que o local também abrigará a nova Feira do Paranoá, reforçando o compromisso do GDF em continuar investindo na melhoria da qualidade de vida dos moradores da região.