PCDF desarticula organização criminosa que aplicava golpes bancários no DF e em outros estados


A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da 17ª Delegacia de Polícia (DP), deflagrou, nesta sexta-feira (4), uma operação para desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes bancárias contra correntistas. A ação, que ocorreu em Samambaia (DF), Águas Lindas (GO) e São Paulo (SP), cumpriu quatro mandados de busca e apreensão, além de três mandados de prisão preventiva e ordens de sequestro de valores, expedidas pela Vara Criminal e do Tribunal do Júri do Núcleo Bandeirante.

A investigação teve início em junho deste ano, quando a 17ª DP prendeu em flagrante um dos integrantes do grupo que tentava aplicar o golpe da retenção de cartão bancário em uma agência em Taguatinga (DF). Na ocasião, seus comparsas conseguiram fugir. A partir dessa prisão, a Polícia Civil deu continuidade às investigações, descobrindo que a organização criminosa atuava em várias regiões do Distrito Federal, incluindo Taguatinga, Núcleo Bandeirante, Lago Sul, Candangolândia e Vicente Pires.

O esquema funcionava de forma engenhosa. Os criminosos se infiltravam nas áreas de saque das agências bancárias, fingindo ser clientes. Após escolherem suas vítimas, inseriam um dispositivo que bloqueava o cartão bancário no caixa eletrônico. Em seguida, forneciam um extrato falso à vítima, induzindo-a a inserir o cartão novamente. Quando o bloqueio ocorria, os criminosos fingiam ajudar, orientando as vítimas a ligarem para um falso número 0800 do banco, que era controlado pelo grupo.

Durante o contato com essa falsa central, as vítimas forneciam seus dados pessoais e senhas bancárias, enquanto um dos integrantes removia o cartão do caixa eletrônico utilizando uma pequena tesoura de unhas. De posse do cartão e das informações confidenciais, a quadrilha realizava saques e compras, causando grandes prejuízos às vítimas.

Até o momento, quatro vítimas foram identificadas, com prejuízos que somam cerca de R$ 50 mil, mas a Polícia Civil acredita que outras pessoas possam ter sido lesadas pelo grupo. Os envolvidos foram indiciados por furto mediante fraude, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Eles permanecerão presos à disposição do Judiciário.

A operação é mais um exemplo dos esforços da PCDF para combater crimes contra o patrimônio e proteger os cidadãos do Distrito Federal.


Com informações da Assessoria de Comunicação da PCDF
Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom

نموذج الاتصال