Ibaneis Rocha: “O programa tem a alma de quem veio das mais difíceis origens, porque ele traz oportunidades para pessoas que muitas vezes já não imaginavam que as teriam na vida” |
Nesta terça-feira (1º), o Governo do Distrito Federal (GDF) celebrou a formação de mais 1,1 mil profissionais pelo programa RenovaDF, que oferece capacitação técnica e profissional para diversas áreas de atuação. No último sábado (28), 11,5 mil alunos também receberam seus certificados pela conclusão da primeira etapa de 2024 do QualificaDF, ampliando ainda mais o número de pessoas qualificadas no DF. No total, o GDF já capacitou mais de 114 mil profissionais para o mercado de trabalho.
Entre os formandos, está Benedita Silva Donato, de 51 anos, que compartilhou uma história de superação. Após viver 43 anos em situação de rua, Benedita conseguiu, por meio do RenovaDF, mudar completamente sua vida. "Com a primeira bolsa que recebi, consegui alugar uma casa e saí da rua", conta emocionada. Ela faz parte de um grupo de 210 pessoas em situação de vulnerabilidade social que concluíram o programa, recebendo formação profissional e a chance de recomeçar.
Benedita Silva Donato: ” “O programa me renovou de verdade. Nele, consegui fazer algo que jamais pensei fazer na vida: vestir uma calça jeans, calçar um par de botas e ter uma casa para chamar de minha” | Fotos: Geovana Albuquerque/ Agência Brasília |
Benedita destaca a transformação que o curso proporcionou. "O programa me renovou de verdade. Nele, consegui fazer algo que jamais pensei fazer na vida: vestir uma calça jeans, calçar um par de botas e ter uma casa para chamar de minha." Sua história representa a importância de programas sociais como o RenovaDF, que não apenas qualificam profissionalmente, mas também oferecem uma oportunidade real de inclusão e melhoria da qualidade de vida.
O RenovaDF e o QualificaDF são pilares das políticas públicas do GDF para promover a reinserção no mercado de trabalho, com cursos voltados para a construção civil, tecnologia, serviços e outros setores. Essas iniciativas têm sido essenciais para reduzir o desemprego e capacitar a população do DF, especialmente aqueles que estão em situação de vulnerabilidade.
Os números expressivos de formandos demonstram o impacto dessas ações e o compromisso do GDF em fomentar a qualificação e o desenvolvimento social no Distrito Federal.