Companhia usa recursos tecnológicos para oferecer viagem às Estações de Tratamento de Água e Esgoto e às bacias hidrográficas do DF
Uma viagem inesquecível ao fantástico mundo do saneamento básico e dos recursos hídricos. É isto que propõe o estande de tecnológica interativa da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) na 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontecerá de 5 a 10 de novembro, das 8h30 às 17h, na área externa do Museu Nacional da República.
A viagem dos visitantes pode começar pela Miniestação de Tratamento de Água. É a réplica em miniatura das gigantescas Estações de Tratamento de Água (ETA) da Caesb. Nela, o visitante vai desvendar como essas estações operaram para tratar e levar água a 99% dos imóveis regularizados do Distrito Federal.
Outra atração: o Módulo da Membrana de Ultrafiltração, um instrumento tecnológico essencial ao funcionamento da Estação Lago Norte. Essa inovadora tecnologia é usada para purificar a água tratada, removendo partículas e microrganismos. Com esse recurso, a Caesb pode oferecer água da melhor qualidade, o que contribui para que Brasília tenha a melhorar qualidade de vida do Brasil.
Jornada virtual em 360°
Os visitantes também poderão embarcar em um Tour 360°, que oferece uma jornada virtual pelas unidades operacionais e mananciais da Caesb. Essa experiência imersiva permitirá ao visitante compreender, de forma mais profunda, o funcionamento das estações de tratamento, o valor dos recursos hídricos e importância da preservação ambiental. Tudo isso com os recursos tecnológicos da realidade virtual.
Na exposição, também será apresentada outra ferramenta tecnológica utilizada pela companhia: os drones. Esses dispositivos voadores estão sendo usados para monitorar as bacias hidrográficas que abastecem o Distrito Federal. Os drones são os “olhos” da Caesb que captam imagens em tempo real sobre a situação dos mananciais, fornecendo subsídios para ações emergenciais ou para políticas públicas de proteção ao meio ambiente.
O visitante também pode aprender brincando. Basta participar do jogo Trilhas do Saneamento, um desafio interativo que testa o conhecimento dos jogadores sobre recursos hídricos, preservação ambiental, tratamento de água e esgoto.
A viagem continua com a exibição de vídeos sobre o Projeto Produtor de Água do Descoberto, que mostram todo o potencial do Rio Descoberto e das bacias hidrográficas do Centro-Oeste. Para completar, a Caesb ainda vai oferecer aos visitantes mudas com espécies nativas do Cerrado e lápis-sementes para incentivá-los a plantar e, assim, ajudar a recuperar áreas degradadas. Sorteios de brindes e distribuição de cartilhas educativas completam a participação da Caesb na 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
Crédito da foto: Cristiano Carvalho (Caesb)