A exposição “RISCOS” estará na galeria da casa a partir de 9 de novembro, com trabalhos que representam a trajetória e o olhar de Daniel, conhecido pelos seus traços e representações diversas da cidade
A partir de 9 de novembro, quem passar pelo Mezanino da Torre de TV poderá conferir uma exposição exclusiva do artista Daniel Jacaré. Intitulada “RISCOS”, a mostra tem curadoria de Flávia Rangel e convida o público a uma jornada fascinante por sua evolução artística em mais de 20 obras, desde os primeiros traços, marcados pelos croquis de arquitetura, que gradualmente deram lugar a uma expressão mais livre e visceral, dando destaque também para figuras humanas.
Daniel Jacaré desenvolve composições que aliam a intensidade das linhas, o contexto urbano, paisagístico e a linguagem dos croquis. Os traços e as pinceladas livres, soltas e sobrepostas, se ajustam com bastante expressividade. As obras transitam entre o subjetivo intuitivo dos traços e o figurativo da composição, e mesclam simplificação e sofisticação, além de explorar técnicas como aquarela, pintura acrílica, giz pastel, carvão, serigrafia e desenhos digitais.
Nas obras exibidas, o artista apresenta a cidade como um palco do cotidiano, e explora os traços para além das linhas precisas dos projetos arquitetônicos, abordando também as pessoas que ali transitam, trabalham e se relacionam. Essa poética será contada mediante parte do acervo produzido até aqui, o que também traz um quê biográfico à exposição. Haverá, ainda, um espaço dedicado à interação com os visitantes, convidando-os a desenhar Brasília, em referência aos vários anos em que Daniel Jacaré foi professor de desenho.
“Jacaré nos convida a enxergar a cidade não apenas como um conjunto de belíssimos monumentos, mas como um organismo vivo, pulsante e cheio de histórias. A partir de uma perspectiva única, ele revela a beleza oculta nas quadras, eixos e tesourinhas da nossa cidade. São as pessoas que compõem e trazem real sentido para o tecido urbano”, comenta Rafael Godoy, sócio-diretor do Mezanino.
A galeria da casa, vale destacar, já recebeu mostras de artistas de renome nacional e internacional, como Daniel Toys, Gabriel Wickbold, Rafael Sanches, Sérgio Coimbra, Douglas Viana, além de nomes emergentes da cena cultural brasiliense e nacional, como “Mão Reflexiva”, da Nós Galeria (SP). As obras expostas estarão à venda, assim como alguns materiais do artista, como azulejos.
Sobre o Mezanino
Localizado no coração de Brasília, o Mezanino oferece uma combinação única de gastronomia criativa e uma vista deslumbrante da cidade. Com um ambiente sofisticado e um cardápio cuidadosamente elaborado, o gastrobar se destaca como um destino gastronômico imperdível na capital brasileira. O espaço é apresentado pelo Banco BRB, com o patrocínio das marcas Corona Extra, Nespresso e apoio da Del Maipo e da academia Bodytech.
Com um cardápio criativo e uma carta de drinques agraciada como a melhor do ano pelo Prêmio Encontro Gastrô Brasília 2023, e indicado em quatro categorias na edição de 2024, o Mezanino é conhecido por sua atmosfera animada e sua dedicação a celebrar a cultura e a arte com exposições temporárias. Para mais informações e reservas, vale ficar de olho no Instagram oficial do gastrobar (@meza.nino).
Serviço:
Exposição “RISCOS | Daniel Jacaré”
Local: Mezanino da Torre de TV, Andar R (restaurante), Eixo Monumental
Data: a partir de 9 de novembro
Entrada: R$ 15 (taxa de couvert artístico)
Horários de funcionamento da galeria: 11h30 às 20h, de segunda a sábado
Classificação indicativa: livre