Medida amplia acesso a acompanhamentos necessários para controle da doença em pacientes com baixo risco
Pacientes hipertensos de baixo risco em tratamento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Distrito Federal poderão passar por consultas semestrais com profissionais farmacêuticos. A medida trazida por novo protocolo da Secretaria de Saúde (SES-DF) visa ampliar o acesso dos pacientes a um acompanhamento mais efetivo da hipertensão. Antes, os atendimentos eram feitos somente por médicos e enfermeiros.
“A grande inovação é a possibilidade de o farmacêutico, assim como o enfermeiro, fazer uma das consultas semestrais do usuário, alternando com a consulta médica”, explica a diretora de Assistência Farmacêutica da SES-DF, Sara Cristina Ramos. Com o novo protocolo de atendimento, além da consulta, o farmacêutico poderá renovar as prescrições médicas, sem a necessidade de o paciente aguardar o retorno ao consultório médico, o que acarreta em um fluxo de atendimento mais eficiente.
A farmacêutica Brenda de Lucena, da UBS 12 de Ceilândia, afirma que a atuação clínica dos profissionais de farmácia vai otimizar os atendimentos. “Conseguimos diminuir a demanda das Equipes de Saúde da Família e damos mais celeridade ao processo junto ao paciente e no acesso ao medicamento”, explica.
Consultas médicas não serão substituídas
É importante ressaltar que os atendimentos médicos não serão supridos. A primeira consulta, para diagnóstico da condição, e o acompanhamento do caso continuam sendo realizados por profissionais médicos. Por exemplo, consultas de reavaliação da pressão alta, que ocorrem a cada três a seis meses, solicitação de exames complementares e prescrição de medicamentos ainda são atribuições apenas dos médicos.
“A troca de medicamento só o médico pode fazer. Nós, farmacêuticos, podemos fazer a renovação das receitas de anti-hipertensivos, mediante a condição clínica do paciente estar compensada”, destaca a farmacêutica da UBS 12.
A médica cardiologista e Referência Técnica Distrital em cardiologia da SES-DF, Rosana Costa, considera que o novo protocolo de atendimento reforça a efetividade da Estratégia de Saúde da Família e a atuação dos profissionais médicos nos atendimentos aos hipertensos. “O farmacêutico poderá ajudar nas receitas médicas, verificar se o paciente está tomando a medicação adequadamente, se há alguma interação medicamentosa prejudicial, além de poder solicitar exames padrão para acompanhamento”, avalia.
Somente pacientes que têm menos risco de desenvolver complicações ligadas à hipertensão podem ser atendidos por farmacêuticos. A cardiologista da SES-DF esclarece que os hipertensos são classificados por critérios de risco, levando-se em consideração a idade do paciente e doenças pré-existentes, como diabetes, colesterol elevado e doença renal crônica.
Outro fator importante a ser avaliado é se o paciente já teve infarto ou outras doenças cardiovasculares. “Quanto maior o risco de desenvolver outras doenças, maiores são os cuidados. Estes pacientes continuarão a manter o acompanhamento com médicos”, pontua.
Para mais informações, contate-nos pelo e-mail: entrevista.saudedf@saude.df.gov.br
Secretaria de Saúde do Distrito Federal | Assessoria de Comunicação
“Damos mais celeridade no atendimento ao paciente e no acesso ao medicamento”, explica a farmacêutica Brenda de Lucena, da UBS 12 de Ceilândia. Foto: Ualisson Noronha/Agência Saúde DF |
“A grande inovação é a possibilidade de o farmacêutico, assim como o enfermeiro, fazer uma das consultas semestrais do usuário, alternando com a consulta médica”, explica a diretora de Assistência Farmacêutica da SES-DF, Sara Cristina Ramos. Com o novo protocolo de atendimento, além da consulta, o farmacêutico poderá renovar as prescrições médicas, sem a necessidade de o paciente aguardar o retorno ao consultório médico, o que acarreta em um fluxo de atendimento mais eficiente.
A farmacêutica Brenda de Lucena, da UBS 12 de Ceilândia, afirma que a atuação clínica dos profissionais de farmácia vai otimizar os atendimentos. “Conseguimos diminuir a demanda das Equipes de Saúde da Família e damos mais celeridade ao processo junto ao paciente e no acesso ao medicamento”, explica.
Somente pacientes que têm menos risco de desenvolver complicações ligadas à hipertensão podem ser atendidos por farmacêuticos. Foto: Ualisson Noronha/Agência Saúde DF |
É importante ressaltar que os atendimentos médicos não serão supridos. A primeira consulta, para diagnóstico da condição, e o acompanhamento do caso continuam sendo realizados por profissionais médicos. Por exemplo, consultas de reavaliação da pressão alta, que ocorrem a cada três a seis meses, solicitação de exames complementares e prescrição de medicamentos ainda são atribuições apenas dos médicos.
“A troca de medicamento só o médico pode fazer. Nós, farmacêuticos, podemos fazer a renovação das receitas de anti-hipertensivos, mediante a condição clínica do paciente estar compensada”, destaca a farmacêutica da UBS 12.
A médica cardiologista e Referência Técnica Distrital em cardiologia da SES-DF, Rosana Costa, considera que o novo protocolo de atendimento reforça a efetividade da Estratégia de Saúde da Família e a atuação dos profissionais médicos nos atendimentos aos hipertensos. “O farmacêutico poderá ajudar nas receitas médicas, verificar se o paciente está tomando a medicação adequadamente, se há alguma interação medicamentosa prejudicial, além de poder solicitar exames padrão para acompanhamento”, avalia.
Quem pode ser consultado por farmacêuticos?
Somente pacientes que têm menos risco de desenvolver complicações ligadas à hipertensão podem ser atendidos por farmacêuticos. A cardiologista da SES-DF esclarece que os hipertensos são classificados por critérios de risco, levando-se em consideração a idade do paciente e doenças pré-existentes, como diabetes, colesterol elevado e doença renal crônica.
Outro fator importante a ser avaliado é se o paciente já teve infarto ou outras doenças cardiovasculares. “Quanto maior o risco de desenvolver outras doenças, maiores são os cuidados. Estes pacientes continuarão a manter o acompanhamento com médicos”, pontua.
Para mais informações, contate-nos pelo e-mail: entrevista.saudedf@saude.df.gov.br
Secretaria de Saúde do Distrito Federal | Assessoria de Comunicação