Competição aconteceu no último final de semana, no Distrito Federal e reuniu cerca de 20 atletas.
Uma verdadeira celebração para uma segunda chance de vida. Essa foi a tônica que permeou o 1º Torneio de Tênis para Transplantados, em prol da Doação de Órgãos, que aconteceu no último final de semana (23 e 24), em Brasília, no Distrito Federal. O evento contou com cerca de 20 atletas entre transplantados, médicos e doadores de todo o País. O Torneio foi realizado pela Associação Brasileira de Transplantados (ABTx), entidade que dá apoio e orienta as pessoas que passaram por um transplante em todo o Brasil e já realizou duas edições dos Jogos Brasileiros para Transplantados.
Um dos principais objetivos da competição foi aumentar a percepção do público geral sobre a importância da doação de órgãos. Sabe-se que no Brasil cerca de 45% das famílias ainda não permitem a doação.
“Além disso, com esse evento, buscamos incentivar e promover a prática de esportes para pessoas que passaram por transplantes, e mostrar o impacto positivo que isso pode trazer para cada um. São muitas histórias incríveis de superação”, fala Edson Arakaki, presidente da ABTx e transplantado renal.
Nos dois dias de competição, no Clube do Exército, em Brasília, os atletas disputaram as medalhas de cinco categorias: Simples Feminino e Masculino, Duplas Femininas e Masculinas, Duplas Mistas.
“Participar dessa competição mostra a todos os benefícios de um transplante, que podemos levar uma vida bastante saudável. Que este evento sirva de incentivo e leve esperança a todos que estão passando por essa situação!”, afirmou Haroldo Rodrigues da Costa, atleta transplantado de rim.
O Torneio de Tênis em prol da Doação de Órgãos teve como patrocinadores: a Caixa Econômica, a Oculare Oftalmologia, o CADE (Centro Avançado da Dor e Especialidades), o Hidden Brasília e a Clínica Ortosul Brasília.
Ao final do torneio foram doadas as bolas de tênis utilizadas e bonés ao projeto social Tênis de Rua que incentiva a prática de esportes na comunidade do Riacho Fundo II.
Confira o resultado do Torneio em cada categoria:
SIMPLES FEMININO
1o Lugar - Luciene Esturrari (Tx renal)
2o Lugar – Jaquelina Arakaki (médica)
3o Lugar – Betina Nogueira da Silva (TX medula)
SIMPLES MASCULINO
1o Lugar - Antônio Márcio Luciano (médico)
2o Lugar - Marcos Fiuza (TX fígado)
3o Lugar - José Eduardo Serradourada (TX renal)
DUPLA MASCULINA:
1o Lugar - Antônio Márcio Luciano e Marcos Fiuza (TX fígado)
2o Lugar Elvis Magalhães( TX fígado e medula e Elder Magalhães (Doador de medula
3o Lugar Carlos Felipe (TX renal e Daniel Gil (TX renal)
DUPLA FEMININA:
1o Lugar Adriana Aquino (médica)e Silvana Baccin (TX renal)
2o Lugar Jaquelina Arakaki e Luciene Esturrari (TX renal)
3o Lugar Isabel Siqueira (médica) e Betina Nogueira da Silva (TX medula)
DUPLA MISTA:
1o Lugar - Luciene Esturrari (TX renal e José Eduardo Serradourada (TX renal)
2o Lugar – Silvana Baccin (TX renal) e Antônio Márcio Luciano (médico)
3o Lugar – Adriana Aquino (médica)e Haroldo Rodrigues da Costa TX renal)
Sobre a ABTX
A Associação Brasileira de Transplantados (ABTx) é uma entidade com abrangência nacional, atualmente com mais de 8.000 cadastrados, que tem o objetivo de proporcionar aos transplantados oportunidades de integração, esporte e superação e sensibilizar a sociedade sobre a importância da doação de órgãos. A ABTX já conta com um histórico de algumas ações esportivas voltadas aos transplantados.
Em 2019 eles realizaram a primeira edição dos Jogos Brasileiros para Transplantados, que reuniu cerca de 60 atletas transplantados, de 7 a 73 anos de todas as regiões do País na cidade de Curitiba. Em 2022, a capital paranaense também abrigou a segunda edição dos Jogos que contou com 68 atletas transplantados inscritos de todo o País e da América Latina para competir em sete modalidades: atletismo, corrida de rua ou caminhada, ciclismo, natação, tênis, tênis de mesa e triatlo virtual. Além disso, a Associação incentivou e ajudou a viabilizar a participação de atletas nos Jogos Latino Americanos para Transplantados os Jogos Mundiais para Transplantados desde 1997.
A ABTX ainda é a representante oficial do Brasil junto à World Transplant Games Federation, que realiza de dois em dois anos os Jogos Mundiais para atletas transplantados.
Mais informações: https://www.abtx.com.br/