Companhia foi premiada com o projeto “Gestão Colaborativa de Patrimônio”
A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) foi a vencedora no Prêmio Nacional de Qualidade de Saneamento (PNQS 2024), promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes). O projeto vencedor da Companhia foi o “Gestão Colaborativa de Patrimônio”, na categoria Prêmio da Gestão de Ativos no Saneamento Ambiental (PGA).
Conhecido como o “Oscar do Saneamento”, o PNQS foi realizado na noite de quarta no Rio de Janeiro e está em sua 27ª edição. O projeto vencedor está integrado ao “Programa de Melhoria de Controle de Ativos”, parte fundamental do Planejamento Estratégico 2020/2024 da Caesb, que prevê iniciativas administrativas inovadoras, como a de "Implantar a gestão de ativos".
O controle patrimonial é um processo que sempre demanda tempo dos gestores, principalmente pela dispersão dos bens inventariados. O objetivo do projeto desenvolvido pela Caesb foi o de possibilitar a localização de todos os bens da Companhia rapidamente, de forma categorizada, georeferenciada, com foto, data, hora e dados específicos de cada item de inventário, seja mobiliário até bombas.
Para a chefe da Assessoria de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, Márcia Sabino, a saída encontrada, após o redesenho de processos, foi o desenvolvimento de uma plataforma de colaboração de modo que todos os bens “escaneados” ficassem registrados. “No processo de gestão de patrimônio foi implementada uma solução que permitiu revolucionar a gestão de ativos com uma ferramenta pioneira, acessível e funcional, que pode ser instalada em qualquer smartphone, facilitando e agilizando o gerenciamento do mobiliário e dos bens públicos em geral. É um sistema de Gestão de Inventário Patrimonial – GINPA ”, explicou.
“Localizar bens perdidos, visualizar o novo banco de dados com imagens (fotos), realizar a transferência de bens online (semelhante), dentre outros, são exemplos de resultados alcançados com a nova metodologia. Inclusive, esse novo desenho de processo de gestão patrimonial tem chamado a atenção de várias organizações que tem buscado a Companhia para benchmarking”, afirmou Márcia Sabino.
A Caesb retomou a participação no prêmio, após 15 anos, por iniciativa do presidente da Companhia, Luís Antônio Reis. Ele destacou a importância do desenvolvimento de projetos que tragam melhorias não só de aperfeiçoamentos dos processos internos como àqueles que garantam a qualidade dos serviços prestados à população do DF.
“Estamos orgulhosos em receber esta premiação. Nossa missão é pautada na busca pela gestão de excelência e satisfação do nosso cliente. A Caesb segue comprometida em crescer de forma sustentável, levando cada vez mais qualidade de vida à população do DF”, comemorou o presidente.
PNQS 2024
O evento reuniu as principais empresas públicas e privadas do setor de saneamento, assim como seus principais fornecedores, para destacar as melhores experiências e práticas na busca pela universalização do saneamento, na mitigação dos impactos das mudanças climáticas e na gestão eficiente e sustentável dos recursos naturais e hídricos.
O Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS) 2024 foi realizado ao longo de três dias intensos (de 2 a 4 de dezembro). Ao longo de 27 edições, o PNQS avaliou a excelência da gestão de 845 organizações, sendo 441 reconhecidas como vencedoras do troféu Quíron e 190 reconhecidas como destaques em gestão.
Crédito da foto: Divulgação Caesb