Banco prestará suporte técnico e operacional a estados e municípios para aprimorar a concessão de benefícios sociais a famílias cadastradas no CadÚnico
O acordo foi assinado pelo presidente da CAIXA, Carlos Vieira, e pelo ministro Wellington Dias, em cerimônia realizada na sede do banco, em Brasília (DF) |
A CAIXA e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) assinaram, nesta terça-feira (17), protocolo de intenções que reforça o compromisso de ambas as instituições em promover a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida de famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica, cadastradas no CadÚnico.
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias, comentou a importância dessa integração com a CAIXA. “Celebramos uma importante parceria para o Brasil. De modo especial, para o público do Cadastro Único, do Bolsa Família e dos vários programas da área social. Por esta parceria, a partir de um treinamento com a participação da CAIXA e do MDS, vamos poder garantir as condições de integrar em cada estado uma aproximação ainda maior com os municípios”, disse o ministro.
O protocolo visa integrar políticas públicas do MDS com os serviços da CAIXA, fortalecendo o relacionamento institucional entre estados, municípios, Distrito Federal e entidades privadas sem fins lucrativos. A iniciativa também facilita o acesso a programas sociais essenciais, por meio da oferta de atendimento consultivo e do uso de tecnologias bancárias modernas.
Para o presidente da CAIXA, Carlos Vieira, o protocolo faz parte de um desejo de estender os serviços do MDS no ambiente da CAIXA. “Esse trabalho vai permitir que mais de 200 especialistas da CAIXA estendam essas atividades ligadas à política pública, definida e conduzida pelo MDS, a todo território em um ambiente físico do banco, em salas próprias destinadas a atender os entes públicos. Estamos muito felizes com esse acordo”, conclui Vieira.
É possível destacar ainda os seguintes objetivos do protocolo:
- Ações com foco no público beneficiário e nas relações institucionais com as diferentes esferas do governo;
- Atendimento consultivo a governos e entidades privadas sem fins lucrativos, garantindo a execução das políticas públicas do MDS e o acesso aos serviços da CAIXA;
- Manter equipes capacitadas para oferecer atendimento especializado e regular, promovendo as políticas do MDS e os serviços bancários da CAIXA, melhorando as condições de famílias em vulnerabilidade econômica e social.
Viabilidade e sustentação do protocolo:
A CAIXA é a maior instituição financeira pública do país, com forte atuação no apoio a políticas sociais, e O MDS é o principal órgão governamental responsável pela implementação de programas sociais voltados à população em situação de vulnerabilidade.
Com este protocolo, ambos reafirmam seu compromisso de trabalhar em prol do progresso social, integrando esforços e alcançando resultados efetivos para as comunidades que mais precisam.