Programa itinerante, "A Tenda+" oferece aos moradores consultas e exames de pediatria, oftalmologia, ginecologia, entre outras especialidades
A tenda oferece consultas e exames gratuitos à população do Sol Nascente até 20 de dezembro. Foto: Ualisson Noronha/Agência Saúde-DF |
Aproximar a população dos serviços de saúde por meio de uma assistência rápida e eficiente. Esse é o objetivo do programa itinerante "A Tenda+" [https://atendamais.org/], promovido pela Secretaria de Saúde (SES-DF), em parceria com o Hospital São Mateus. A última edição do ano ocorre no Sol Nascente, até sexta-feira (20). A expectativa é de que as equipes realizem uma média de 300 atendimentos diários.
Os moradores da região contam com um espaço de 1,2 mil metros quadrados, composto por 20 consultórios equipados e uma área específica de exames, entre mapeamento de retina, hemograma, eletrocardiograma, papanicolau e ultrassonografia. A SES-DF disponibiliza consultas em seis especialidades: pediatria, ginecologia, dermatologia, oftalmologia, ortopedia e cardiologia.
Entre os beneficiados pelo serviço está o morador do Sol Nascente Antônio Severino Rodrigues, 82. Acompanhado pelo filho, Damião de Sousa Rodrigues, 45, Severino passou por atendimento com um clínico geral. “A assistência foi muito boa! Eu vim aqui na porta mesmo, fiz o registro e meu pai conseguiu a consulta. Agora, ele vai fazer uma ecografia abdominal total. A tenda ajuda muito, principalmente porque é perto de casa.”, elogia Damião.
Gripada, Ana Caroline, 24, precisou buscar atendimento na tenda. “Eu moro aqui perto e vi o pessoal construindo o espaço. Achei ótimo porque aqui tem mais acessibilidade e é mais rápido. Já até fiz um hemograma completo", conta.
De acordo com o médico responsável pelo gerenciamento da Tenda+, Paulo Henrique Badinhani, o agendamento das consultas também pode ser feito de forma virtual: “A pessoa chega, realiza a consulta e pode fazer os exames. Antes de vir, se ela tiver acesso, é possível ainda entrar no nosso site [atendamais.org] ou aplicativo para marcar a consulta e vir com hora determinada, sem fila", explica.
Antônio Severino Rodrigues, 82, morador do Sol Nascente, realizou uma consulta e uma ecografia abdominal. Foto: Ualisson Noronha/Agência Saúde-DF |
Eficiência no atendimento
No último sábado (14), a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, visitou a tenda no Sol Nascente, em funcionamento na região desde o dia 11. “Estou encantada com o que vi e com as entregas que estão sendo feitas aqui. Temos demandas reprimidas no DF e a população está satisfeita com esse modelo. O que o governo deseja é ampliar o acesso e ofertar o que as pessoas precisam", apontou.
"A Tenda+", gerenciada pela SES-DF, é um dos braços do projeto "Saúde Mais Perto do Cidadão", do Governo do Distrito Federal (GDF). A primeira edição foi instalada no Riacho Fundo I, no final de novembro, resultando em mais de 3 mil consultas. Para o início de 2025, outras etapas já estão confirmadas na Estrutural, Ceilândia e Santa Maria.