Neste domingo (15/12), policiais militares do 7º Batalhão detiveram um homem de 36 anos acusado de importunação sexual na região do Sudoeste, Distrito Federal. A ocorrência foi registrada na CLSW 303, Bloco C, por volta das 14h, após denúncias de vítimas que relataram comportamentos inapropriados por parte do suspeito. O autor, que está em situação de rua, foi localizado e preso às 17h30, sendo posteriormente encaminhado à 5ª Delegacia de Polícia.
De acordo com a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), o homem já havia sido detido na tarde de sábado (14/12) por atos semelhantes no Bosque do Sudoeste, onde teria exposto suas genitálias e abordado mulheres de forma constrangedora. Apesar de ter sido conduzido à delegacia naquela ocasião, ele foi liberado e reincidiu nos crimes no dia seguinte.
Esta foi a sexta detenção do indivíduo somente em 2024, de acordo com registros da PMDF. A recorrência dos delitos tem causado preocupação entre os moradores da região, que elogiaram a rapidez da ação policial, mas destacaram a necessidade de medidas mais eficazes para prevenir novos casos.
“É preocupante que uma pessoa com esse histórico continue colocando a comunidade em risco. A PMDF tem feito seu papel, mas precisamos de soluções que envolvam todos os órgãos competentes”, comentou um residente da CLSW 303 que preferiu não se identificar.
A PMDF reforçou que qualquer caso de importunação sexual ou outro tipo de crime deve ser denunciado imediatamente pelo telefone 190 ou por meio do aplicativo da corporação. A população também pode buscar apoio em campanhas de conscientização sobre os direitos das mulheres e sobre como proceder em situações de risco.