O Sistema Trackfy não só protege a vida de trabalhadores em indústrias e construções, como também gera economia: em um único projeto, poupou R$ 1,3 milhão em uma obra de R$ 38 milhões, ao proporcionar dados precisos e visibilidade em tempo real das atividades de campo
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhjgV0skL49CBcDBXuyW2SW2hY8BmY85hL7SF2PmmPgjGlSBuoZmFC18Bg700FaZrktdXelCSSEwa09NjiCxf9bVoSjQ9O8FJDSc4oGOJy86awkd7eqfQsByIqLWp1oDoLTFuVenPlxh4K3CuHkp7fZ0vrF4Tn0QgNjlflRR1RiZKGb9vZAg6bYlCidQl_k/s16000-rw/CRACHA.jpg)
Toda grande ideia começa com um propósito claro e enfrenta desafios no caminho. No caso da Trackfy Tecnologia, essa jornada começou com um objetivo nobre: salvar vidas. E como eles fazem isso? Bem, é aí que a mágica acontece, ou melhor, a tecnologia.
Vendo de perto os desafios de gestão e as perdas resultantes da dificuldade em obter dados e visibilidade das atividades de campo para grandes indústrias e construtoras, Túlio Cerviño, engenheiro mecânico com experiência na atividade industrial, e Félix Farias, cientista da computação e CTO da startup, resolveram criar uma solução tecnológica para melhorar a segurança e a eficiência nesses setores.
"Assim, criamos um processo inovador, o Sistema Trackfy, uma plataforma que está ajudando na gestão de canteiros e plantas industriais, melhorando a segurança e o bem-estar dos trabalhadores. Comprovadamente eficiente, nossa tecnologia já economizou até 1,3 milhão em projetos de 38 milhões, permitindo investimentos em outras áreas", conforme explica o CEO da startup, Túlio Cerviño.
Mas chegar até aqui não foi fácil. "Os obstáculos enfrentados fariam até o mais corajoso dos empreendedores tremer na base", lembra Cerviño. Ainda assim, superaram cada desafio. Como? Um hardware resistente o suficiente para suportar os ambientes mais hostis? Check. Algoritmos inteligentes que não apenas funcionam, mas também transformam os dados em informações que geram resultados reais? Check. Implementar uma tecnologia tão disruptiva que até mesmo os grandes céticos começaram a se perguntar se seria possível? Double check.
O Sistema Trackfy mostra que a eficiência das atividades depende da organização e otimização dos processos, com foco no bem-estar dos colaboradores.
Em alguns casos, foi observado que trabalhadores percorriam até 3 km diários na área industrial, gastando horas do dia com atividades não produtivas e, ainda por cima, se cansando no processo. "Com ações simples e melhorias, reduzimos esse tempo, melhorando a qualidade de vida dos trabalhadores e aumentando a eficiência nas execuções das tarefas", conta Cerviño.
Os resultados nas empresas clientes demonstram a eficácia da tecnologia. Nos canteiros de construção civil, houve uma redução de 20% nos deslocamentos, aumento de 15% na produtividade geral e diminuição de 10% a 15% no tempo de obra. "Em três meses de uso, o cronograma estrutural passou de dois meses de atraso para duas semanas de adiantamento", destaca Cerviño.
Na indústria, a solução reduziu em 30% o tempo de evacuações de emergência e em 33% o tempo de deslocamento dos operários na planta.
"O ciclo entre identificar, agir e avaliar resultados ocorre em dias ou semanas, enquanto antes levava meses ou anos", diz o CEO. "Consequentemente, temos um caso de sucesso onde houve um aumento de 17% na produtividade das equipes, redução de 25% no tempo de retirada de permissões de trabalho e maior assertividade no planejamento da empresa".
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEie_f0-ZH2Bf8IDvMVFyvg1snkelKK1ohCZ4fXlPLf62ys5RSE2NOFCbZokurTAEUWXbM6gL9eAnHJGCPCOIU5wbuM0NGA0s65V-fDmn6qCMy7n8Q72zePHzc35WxgqxfrTa_ul39XuJXOtcAwQs2K3jNx_hL1T94de2Tuh2rExXR0Bta1MAnMp0g1d_SKa/s16000-rw/TULIO-NOVA.jpg)