Especialista em educação da escola Maple Bear, comenta sobre benefícios do modelo educacional
No Dia Internacional da Educação, comemorado em 24 de janeiro, são celebrados avanços educacionais importantes no Brasil e no mundo, como o crescimento do ensino bilíngue. Segundo dados da Associação Brasileira do Ensino Bilíngue (ABEBI), atualmente o Brasil conta com mais de 1,2 mil escolas com ensino em dois idiomas, um crescimento de 10% nos últimos cinco anos. Este dado reflete o aumento da demanda por uma educação que prepara os alunos para um mundo globalizado.
A escola Maple Bear, que trouxe ao Espírito Santo há 11 anos um modelo educacional baseado no sistema canadense, é a maior rede de ensino bilíngue do mundo. A instituição oferece uma experiência imersiva, integrando o inglês ao cotidiano dos alunos de forma natural, o que contribui para a fluência em um segundo idioma e para o desenvolvimento de criatividade, autoconfiança e pensamento crítico.
"O Dia Internacional da Educação é um momento para refletirmos sobre a importância de oferecer uma educação de qualidade e acessível. O ensino bilíngue, como o promovido pela Maple Bear, desempenha um papel crucial ao preparar nossos alunos para um futuro globalizado, desenvolvendo suas competências linguísticas e culturais de forma abrangente”, afirma a diretora pedagógica da Maple Bear em Vitória - ES, Bethânia Lorençon.
Outro aspecto que diferencia essas instituições é a ênfase na aprendizagem ativa, um método que valoriza o aprendizado por meio de experiências práticas, projetos e atividades exploratórias, em contraste com o ensino tradicional, que muitas vezes se baseia em instruções diretas e memorização. Além disso, o desenvolvimento holístico dos alunos é uma prioridade, abrangendo não apenas o desempenho acadêmico, mas também aspectos sociais, emocionais e físicos.
Estudos mostram que a aquisição de um segundo idioma na infância tem um impacto significativo no desenvolvimento cognitivo das crianças. Crianças bilíngues têm melhor desempenho em habilidades de resolução de problemas, pensamento crítico e criatividade, estimulando o cérebro e melhorando sua capacidade de processamento e memória. Além disso, o bilinguismo pode facilitar a aprendizagem de outras disciplinas, como matemática e ciências, ao melhorar a capacidade de foco e o raciocínio lógico.