Evento de lançamento do Conexão Cidadã ocorre nesta quinta-feira (13) às 10h, na Central de Cooperativas (Centcoop)

Brasília recebe, na quinta-feira (13), o lançamento do programa Conexão Cidadã, parceria da Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT) com a Fundação Banco do Brasil, para levar dignidade e cidadania a catadores e catadoras autônomas. O evento está marcado para às 10h na Central de Cooperativas (Centcoop).
Participam o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, o presidente da Fundação Banco do Brasil, Kleytton Guimarães Morais, e a mobilizadora distrital do Conexão Cidadã e presidente da Centecoop, Aline Sousa. Sousa é responsável pela Secretaria Nacional da Mulher e Juventude da Unicatadores, além de ter sido uma das representantes do povo brasileiro ao entregar a faixa ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
No evento, será feita a entrega do trailer do Conexão Cidadã, que ficará itinerante na cidade oferecendo serviços a catadores e catadoras, como regularização de documentos, apoio jurídico, acesso à saúde e lazer.
O Programa Conexão Cidadã tem como objetivo promover a inclusão social, garantir o acesso a direitos e fortalecer a cidadania de trabalhadores em condições de vulnerabilidade. Entre seus objetivos específicos estão mapear os territórios de trajetória de catadores e catadoras autônomas e realizar cadastros, ofertar oficinas formativas, estruturar articulação com a rede de assistência e saúde e realizar mutirões de atendimento.
Serviço:
O que: Lançamento do programa Conexão Cidadã
Quando: Quinta-feira, 13 de março de 2025, às 10h
Onde: Central de Cooperativas (Centcoop) - Parque Nacional de Brasília - Asa Sul - DF, 70297-400
Sobre a ANCAT
Uma associação civil sem fins lucrativos formada por catadores e para os catadores de materiais recicláveis. Há 25 anos, atua pelo avanço na profissionalização da categoria organizada em cooperativas e associações, além de contribuir para o trabalho de catadores que atuam nas ruas, aterros sanitários e em lixões no Brasil. Protagonista na criação de conexões entre o setor público, grandes empresas e cooperativas, a Ancat tem promovido a economia circular inclusiva em todo o país, fortalecendo e ampliando a prestação de serviços dos catadores (as). E para isso, estabeleceu uma sólida área de projetos que atua sobre temas como: recuperação de embalagens, qualificação produtiva, gerenciamento de logística reversa, tecnologia, além de geração e organização de dados referentes ao setor.
Sobre a Fundação BB
Há 40 anos, a Fundação Banco do Brasil busca inspirar cada brasileiro a se tornar um agente de transformação da sociedade. A instituição acredita na força do coletivo para encontrar soluções viáveis na superação dos desafios e promoção do desenvolvimento sustentável. Nos últimos 10 anos, foram investidos R$ 2,7 bilhões em 10 mil iniciativas que impactaram positivamente a vida de 6,8 milhões de pessoas de 3.400 municípios.