Clássico da literatura recebe nova montagem com experiência visualmente encantadora feita pela Cia Voar

O inesquecível clássico "O Pequeno Príncipe" recebe nova montagem da Cia Voar Teatro de Bonecos, desta vez utilizando a técnica do teatro de sombras. A estreia do espetáculo será no domingo, 6 de abril, às 17h e 19h, no Espaço Voar (SMA Conjunto K loja 5 PróDF -perto do Detran). No mesmo dia e local, também às 17h, será aberta uma exposição de com fotos e bonecos retratando a trajetória da Cia Voar. Tudo aberto e gratuito, com censura indicativa livre para todos os públicos, com audiodescrição e tradução em Libras para o espetáculo. Essa nova montagem e a exposição encerram o Projeto de Manutenção da Cia. Voar, patrocinado pelo FAC-DF. Informações pelo Instagram @voarteatrodeboneco
Depois da estreia, O Pequeno Príncipe será apresentado para alunos da Escola Classe 02 do Gama, no dia 17 de abril, às 10h, 11h, 13h30 e 14h30 e também do CAIC Gama, no dia 29 de abril, às 10h, 11h, 13h30 e 14h30.
"Nossa adaptação de 'O Pequeno Príncipe' une a delicadeza do teatro de sombras à força atemporal da obra de Saint-Exupéry. Utilizamos projeções e movimento para criar um espetáculo que flutua entre o lúdico e o poético, convidando o público a redescobrir essa história sob uma nova perspectiva – onde o essencial se revela não só com os olhos, mas com a imaginação", revela o diretor artístico das Cia. Voar e ator bonequeiro, Marco Augusto de Rezende.
Ele explica que o projeto propiciou um intercâmbio com o grupo gaúcho LUMBRA, especializado em teatro de sombras, e que essa troca de experiências foi importante para o novo espetáculo. Ele ainda disse que o teatro de sombras dá vida às formas animadas ao brincar com a luz e a escuridão, projetando sombras de silhuetas de figuras, animais ou objetos em uma tela branca.
"Essas figuras delicadamente manipuladas dançam diante dos focos luminosos, projetando suas sombras sobre a tela como ecos de um mundo invisível. Chamadas de silhuetas ou bonecos de sombra, podem ser fixas e planas como recortes de um sonho ou articuladas, como se carregassem segredos em seus gestos silenciosos", pontua Marco Augusto.
O Pequeno PríncipeO Pequeno Príncipe aborda a história do menino que cuidava de uma rosa num pequeno planeta tomado por vulcões. Em uma viagem mágica pelo espaço, ele deixa seu minúsculo planeta e embarca em uma aventura cheia de descobertas. Pelo caminho, ele encontra personagens curiosos, como um rei sem súditos, um homem vaidoso e um acendedor de lampiões, aprendendo com cada um deles. Mas é na Terra que ele faz sua amizade mais especial com uma raposa sábia, que lhe ensina o verdadeiro significado do amor e da amizade. Uma história encantadora sobre ver o mundo com o coração! Em janeiro de 2015, a obra caiu em domínio público, e isso significa que o livro célebre do aviador agora pertence à humanidade e pode ser contada em diversas formas e diferentes linguagens sem prévia autorização.
Ficha Técnica
Direção artística- Marco Augusto
Elenco: Marco Augusto, Alessandra Barros e Gabriel Calazans
Som e luz: Francisco Cunha Carneiro
Texto: O ator e produtor João Veloso fez uma livre adaptação do texto original.
Exposição
De 6 de abril a 5 de maio no Espaço Voar (SMA Conjunto K loja 5 PróDF -perto do Detran) estará aberta à visitação do público em geral, uma exposição com os mais variados bonecos e fotos mostrando a trajetória da Cia. Voar Teatro de Bonecos.
Voar
Fundada em 2003 no Gama-DF, a Voar Teatro de Bonecos celebra 22 anos de trajetória em 2025, consolidando-se como um dos grupos mais relevantes do teatro de formas animadas brasileiro. Com uma estética que equilibra tradição popular e ousadia cênica, a companhia — liderada pelo diretor Marco Augusto Rezende — já realizou cerca de 10 montagens baseadas em obras literárias, circulando por festivais nacionais e internacionais. Sua pesquisa contínua em técnicas como mamulengo, bonecos de vara, manipulação direta e manipulação de objetos rendeu prêmios e reconhecimento.
Projeto Manutenção - A proposta do projeto é manter as atividades culturais do grupo VOAR TEATRO DE BONECOS, pelo período de um ano, oferecendo à comunidade um conjunto de ações de qualidade cultural, composto de: Mostra de repertório do grupo, nova montagem, exposição de bonecos e intercâmbio com outro grupo nacional.
Serviço:
O quê: Apresentações do projeto "O Pequeno Príncipe - Teatro de Sombras" - utilizando a técnica do teatro de sombras, expandindo a experiência com teatro de animação. Serão realizadas 10 apresentações no Gama com entrada franca, sendo 2 para o público em geral e 8 em escolas públicas da cidade e Exposição de fotos e bonecos
Apresentações- Quando e onde:
Domingo, 6 de abril, às 17h e 19h, no Espaço Voar (SMA Conjunto K loja 5 PróDF -perto do Detran).
Quinta, 17 de abril (02/09), às 10h, 11h, 13h30 e 14h30, na Escola Classe 02 Gama
Terça, 29 de abril, às 10h, 11h, 13h30 e 14h30 , no CAIC Gama
Exposição - Quando e onde:
De 6 de abril a 5 de maio no Espaço Voar (SMA Conjunto K loja 5 PróDF -perto do Detran)
Informações: Instagram @voarteatrodeboneco
O projeto é patrocinado pelo FAC-DF.