
Em um contexto marcado por desigualdades socioeconômicas e raciais, as mulheres negras enfrentam desafios significativos para acessar oportunidades de emprego e capacitação profissional. Em comunidades periféricas, a falta de recursos e a discriminação no mercado de trabalho limitam suas chances de alcançar independência financeira e melhorar suas condições de vida.
Diante dessa realidade, o Projeto TEIA, realizado pelo Centro de Formação e Cultura Nação Zumbi e com recursos do FAC - Fundo de Apoio à Cultura do DF, surge como uma iniciativa transformadora, ao oferecer um curso de Corte e Costura para 20 mulheres negras em situação de vulnerabilidade social na RA de São Sebastião.
O objetivo é proporcionar capacitação profissional, geração de renda e empoderamento, de maneira a contribuir com a melhoria da qualidade de vida dessas mulheres e de suas famílias. As inscrições estão abertas até 28 de março e podem ser feitas por telefone ((61) 3081-6538 | (61) 99274-5782), ou presencialmente no Centro de Formação e Cultura Nação Zumbi (Endereço: Quadra 29, Lote 21C, Vila São José, São Sebastião).
Sobre o Curso
Com um total de 124 horas/aula, sendo cada uma com duração de 4 horas e distribuídas uma vez por semana ao longo de 7 meses, o curso tem no total 31 dias letivos de conteúdo prático. Permitindo que as participantes aprendam a manusear moldes e produzir diferentes peças do vestuário.
Contando com uma profissional experiente em costura e educação popular, o curso utiliza o método LOLI, aplicado no Brasil e na América Latina há quase 80 anos, garantindo uma boa compreensão por parte das aprendizes. E para contribuir com a participação e permanência nas alunas, o projeto oferece auxílio transporte, material didático e lanche.
Além das aulas de costura, o TEIA promove três rodas temáticas, abordando racismo estrutural, violência doméstica e meio ambiente, com carga horária total de 9 horas. Essas rodas de conversa, realizadas aos sábados, proporcionam um espaço seguro para reflexões e discussões sobre temas que impactam diretamente a vida das mulheres, especialmente as negras e periféricas, fortalecendo o autocuidado, o empoderamento e a valorização da vida.
Público-alvo
O projeto TEIA é voltado para mulheres a partir de 16 anos, prioritariamente negras, em situação de vulnerabilidade socioeconômica e moradoras de São Sebastião, no Distrito Federal. A melhoria da qualidade de vida dessas mulheres beneficia também suas famílias, ampliando o impacto social.
Inscrições
Estão disponíveis 20 vagas para o curso de Corte e Costura. As interessadas podem obter mais informações e se inscrever no Centro de Formação e Cultura Nação Zumbi, em São Sebastião.
Sobre o Centro de Formação e Cultura Nação Zumbi:
O Centro de Formação e Cultura Nação Zumbi atua há mais de uma década na promoção de atividades culturais e de capacitação profissional para a comunidade de São Sebastião, com foco no empoderamento de mulheres e no combate às desigualdades sociais e raciais.
Ficha técnica: Coordenação geral: Centro de Formação e Cultura Nação Zumbi | Instrutora do curso de corte e costura: Maria Abadia Teixeira de Jesus | Instrutora das Rodas de Conversas: Sandra Maria Rodrigues Lôbo | Produção: Monica Monteiro | Assessoria de imprensa: Rodrigo Machado
Serviço:
Projeto TEIA: curso de corte e costura
Local: Centro de Formação e Cultura Nação Zumbi
Endereço: Quadra 29, Lote 21C, Vila São José, São Sebastião
Período: de 2 de abril a 29 de outubro de 2025, toda quarta-feira, das 8h às 12h
Informações: nacaozumbi2018@gmail.com | 61 3081-6538 | 61 99274-5782
Quantidade de vagas: 20
Público-alvo: jovens e mulheres moradoras da região de São Sebastião
Período de inscrição: de 17 a 28 de março, inscrições gratuitas
Como se inscrever: por telefone, 61 3081-6538 | 61 99274-5782, ou no Centro de Formação e Cultura Nação Zumbi (Qd. 29, Lote 21C, Vila São José, São Sebastião)
Divulgação da seleção: 31 de março, via contato telefônico