As inscrições para o projeto Taguá em Cena 2 vão até 22 de abril. Curso dura quatro meses e encerra em agosto com apresentação dos participantes

A população de Taguatinga e região terá, a partir do dia 22, uma nova oportunidade de formação profissional e artística. Trata-se da segunda edição do projeto Taguá em Cena, oficina teatral gratuita que terá duração total de quatro meses. A iniciativa é do ator e diretor André Araújo, natural da cidade. As matrículas não têm custo e se encerram dia 22 de abril. Para se inscrever, basta acessar o formulário aqui. As vagas são limitadas a 25 pessoas, e a única exigência para participação é a idade mínima de 15 anos. As aulas serão todas as terças e quintas-feiras, com início no dia 22 de abril, sempre de 19h às 22h, no Centro Cultural RIA, que fica no Setor Hoteleiro (CSA 1, Taguatinga Centro).
Araújo explica que a oficina de teatro tem vários objetivos integrados. “Taguatinga é uma cidade com vida própria e uma cultura muito rica. Daqui saem artistas de todas as áreas o tempo todo. Meus objetivos são contribuir com o incentivo e a ampliação do acesso ao teatro, oferecer uma atividade que ajude a formar pessoas em uma profissão. Mas também que elas possam ter a oportunidade de desenvolver habilidades muito úteis em várias áreas da vida, como se comunicar bem, melhorar a leitura, aumentar o conhecimento geral, praticar um exercício que é ao mesmo tempo físico e mental. Teatro promove saúde integral, no corpo, na mente, no aspecto emocional, ou seja, ajuda a gente em tudo”, ressalta o artista.
Ao final dos quatro meses de aula a turma fará a apresentação de um espetáculo, em agosto. “Vai ser muito importante para quem participar do curso ter contato com o processo completo, que envolve as aulas, o período de criação e ensaio, e o contato com o palco e o público. Tudo isso ajuda a compreender o que é essa profissão, e permite que a pessoa entenda se ela quer realmente seguir esse caminho. As pessoas que participaram da primeira edição, que junto comigo construíram o espetáculo 'Taguá', tiveram essa experiência, e espero que a gente possa repetir isso nesta nova edição do projeto”, conclui Araújo. A realização do projeto Taguá em Cena 2 tem o apoio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) do DF.
O professor
André Araújo é formado em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília (UnB). Integrou a Companhia dos Sonhos, dirigida pelo uruguaio Hugo Rodas, com quem trabalhou por mais de 20 anos. Dessa parceria resultaram 12 espetáculos teatrais, dentre os quais "ADUBO ou a sutil arte de escoar pelo ralo", com o qual foi premiado como Melhor Ator do 2º Prêmio SESC do Teatro Candango em 2005, e “O Rinoceronte”, ganhando o prêmio de Melhor Ator do 12º Festival Nacional de Presidente Prudente, no mesmo ano. No Rio de Janeiro integrou o elenco de musicais como “Gota D’água” (2007), de João Fonseca, e “No Piano da Patroa” (2009), de Roberto Bürgel. No cinema, entre outras experiências, protagonizou o longa-metragem argentino “Tarde en el Abismo” (2012), do diretor Pedro Oswald. Em 2022 interpretou o compositor Lamartine Babo no musical “Carmim”, de Roger Mello. Em 2023 estreou “O Futuro do Passado”, o sexto espetáculo do repertório da Agrupação Teatral Amacaca, o 40º espetáculo de sua carreira.
Fotos: André Araújo. Créditos: Cristiano Costa.
SERVIÇO
- Taguá em Cena 2 - Oficina teatral com André Araújo
- Inscrições abertas até 22/04, via formulário
- Início em 22/04
- Aulas às terças e quintas-feiras, de 19h às 22h
- Centro Cultural RIA (St. Hoteleiro, CSA 1 - Taguatinga Centro)
- Idade mínima: 15 anos
- Participação gratuita
- Limite de vagas: 25 pessoas