Semesp comenta criação de exame nacional de Medicina

  • Para a entidade, exame pode fortalecer a formação médica, desde que esteja alinhado às diretrizes curriculares, à realidade dos cursos e​ não seja apenas um instrumento de controle
  • Entidade também defende que não sejam criados novos exames, como o de proficiência em Medicina atualmente em tramitação no Congresso Nacional

O Semesp, entidade que representa as mantenedoras de ensino superior no Brasil, considera que o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), anunciado pelo Ministério da Educação, nesta quarta, dia 23 de abril, pode contribuir para o contínuo aprimoramento da qualidade dos cursos de Medicina no país. De acordo com a entidade, a iniciativa tem potencial para fortalecer ainda mais a formação médica, desde que respeite as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), a missão institucional, a inserção regional e a proposta pedagógica de cada instituição. Além disso, o Semesp considera essencial que o novo exame não seja apenas um instrumento de controle, mas que funcione como um indutor de boas práticas acadêmicas, estimulando a melhoria permanente dos cursos.

Para a presidente do Semesp, Lúcia Teixeira, os indicadores atuais refletem a qualidade da maioria dos cursos de Medicina no Brasil, mas também​ aponta a necessidade de aperfeiçoamento contínuo dos mecanismos avaliativos. “Eles precisam acompanhar as transformações na área da saúde, o avanço das metodologias de ensino, a incorporação de novas tecnologias e promover a qualificação da formação profissional, com foco na excelência e no compromisso social”, comenta a presidente.

Entretanto, o Semesp também ressalta que, diante da existência de outros instrumentos já consolidados, como o Enade, o Revalida e o Enare, que não sejam criados novos exames além do Enamed, como a proposta de um exame nacional de proficiência em Medicina, atualmente em tramitação no Congresso Nacional, que reforça uma lógica punitiva, sobrecarrega ainda mais os estudantes e não contribui para a formação dos alunos e nem para a saúde pública do país.

Sobre o Semesp

Fundado em 1979, o Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil, tem como objetivos prestar serviços de excelência e orientação especializada aos seus associados, oferecer soluções para o desenvolvimento da educação acadêmica do país. Comprometida com a inovação, a entidade mantém uma estrutura técnica especializada que realiza periodicamente uma série de estudos e pesquisas sobre temas de grande relevância para o setor e promove a interação entre mantenedoras e profissionais de educação. Realiza também eventos como o FNESP, maior fórum de ensino superior da América Latina, o Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic), o Congresso de Políticas Públicas para o Ensino Superior e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo, e ainda capacita os profissionais da educação superior por meio da Universidade Corporativa Semesp.
Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom

نموذج الاتصال